Pandemia causa impacto na reputação de algumas marcas, que acabaram ganhando relevância pelos esforços implementados. Uma perspectiva mais humana foi bem valorizada.
Com os casos de Covid-19 em queda, a pandemia já se prepara para mudar de status, deixando para trás os inúmeros episódios que marcaram governos, pessoas e empresas mundo afora. Dados recentes da Kantar IBOPE Media mostram que os níveis de preocupação com o tema no Brasil estão acima da média mundial. Por aqui, 77% demonstram apreensão com o futuro, contra 66% dos estrangeiros. O mesmo vale para a saúde mental: 72% dos brasileiros se preocupam mais com a saúde mental devido ao surto de coronavírus, versus 58% dos estrangeiros.
O material aponta também que 79% concordam que pagariam qualquer preço pela saúde, o que representa um aumento de 15% em relação a 2017. Dentro desse cenário, o número de pessoas dispostas a adquirir um seguro-saúde aumentou 58% entre maio e setembro, passando de 12% para 19%.
As reputações de algumas empresas ligadas à saúde também sofreram impacto. Uma pesquisa realizada em novembro e dezembro pela agência VMLY&R, com 16 mil brasileiros, mostra que quatro marcas dessa área estão entre as 100 mais bem-avaliadas pelos brasileiros. Em 2019, nenhuma marca de saúde estava nessa lista.